PREVINE BRASIL- Araguainha salta de 2,4 e pontua nota máxima (DEZ) no ranking da saúde e dá exemplo a todos os municípios de Mato Grosso.

Araguainha, uma pequena cidade que vem melhorando a qualidade de vida da sua gente com uma gestão visionária.

A pacata e acolhedora cidade de Araguainha (Distante 175 km de Barra do Garças), administrada pelo prefeito Francisco Gonçalves Naves, o popular Chiquinho, cuja gestão é compromissada com a saúde da sua população e com o desenvolvimento do município, lidera o ranking estadual entre os 141 do Estado que  mais investe na saúde pública da sua população, melhorando cada vez mais o atendimento de forma humanizada e eficiente.

De acordo dados estatística do Programa Previne Brasil, Araguainha passou a ser o municípios matogrossense que mais ampliou melhorou e investiu recursos na saúde, em apenas 26 meses de gestão, o resultado foi que saltou da insignificante nota 2,4 para nota 10, e passou a liderar o ranking e ocupar lugar de destaque no cenário estadual, sendo o 1º entre os 141 municípios de Mato Grosso.

A nota se refere ao último quadrimestre de 2022 por melhorar o desempenho e aumentar os investimentos na saúde pública da sua população.

A partir dessa nova realidade o município de Araguainha, que antes “patinava” e não saia do lugar no quesito saúde, alcançou lugar de destaque com a nota máxima, desta feita passando a gozar de mais credibilidade junto aos governos federal e estadual. A partir desse resultado dificilmente a Prefeitura perderá recursos para investimentos como vinha perdendo antes.

Segundo o Prefeito Francisco Naves, o Chiquinho, a conquista não é apenas dele como gestor mais de toda sua equipe de governo. “quero aqui dividir essa alegria com toda nossa população e agradecer de coração o esforço de todos os servidores do nosso município, em especial a equipe da saúde que não mediram esforços e se empenharam de corpo e alma para ajudar a transformar nosso município, o comprometimento de toda equipe valeu a pena,”. Comemorou o prefeito.

Para o secretário de saúde do município, Valter Rubens Alves Dias, a conquista é de todos, graças ao trabalho desenvolvido em grupo, onde todos continuam oferecendo sua parcela de contribuição. “Estamos adimplentes com o estado e a união federal, e em condições de conseguir mais recursos para investir na saúde de Araguainha, esse ranking nos motiva a trabalhar para melhorar ainda mais qualidade de vida da nossa população”, disse o secretário de saúde.

O Previne Brasil é um programa de financiamento federal que garante o repasse de recursos aos municípios, de acordo com seus desempenhos e tem por objetivo ampliar o acesso da população aos serviços ofertados pela atenção primária à saúde, com base nos dados que medem o nível de responsabilidade e cuidado dos gestores e profissionais da saúde com os cidadãos.

O desempenho das cidades é avaliado com base em três critérios: captação ponderada, que calcula o repasse de acordo com a população cadastrada no município; pagamento por desempenho, que define o valor a ser transferido com base nos resultados alcançados pelas equipes de saúde; e incentivo para ações estratégicas, que contempla a implementação de programas e ações para ampliar o acesso à saúde pública.

Entre os quesitos exigidos pelo Previne Brasil esta o acompanhamento regular de gestantes, diabéticos, hipertensos, além da atualização de vacinas e a realização de exames preventivos.

Deputado Nininho libera mais R$ 200 mil para custeio na saúde de Araguainha

Secretário de Saúde Valter, deputado Nininho e o prefeito Francisco.

O Deputado estadual Odenir Bertolini, o Nininho, anunciou o pedido de liberação de uma emenda parlamentar impositiva de sua autoria (Emenda Nº 83/2023) no valor de R$ 200 mil para atender a saúde do município através do Fundo estadual para custeio.

A liberação do recurso impositivo feito pelo deputado estadual Nininho junto ao governador Mauro Mendes, através da Secretaria de Estado de Saúde, atende um pedido especial do prefeito Chiquinho para continuar auxiliando no custeio da saúde pública do seu município.

As estratégicas de trabalhos humanizado e com eficiência adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde com intuito de melhorar esses indicadores para receber mais recursos e melhorar a qualidade da saúde e tem contribuído com o sucesso da gestão.

Documento oficial do deputado Nininho para liberação do recurso.