Vista aérea do município de Araguainha (MT) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Araguainha Vista aérea do município de Araguainha (MT) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Araguainha Fonte:G1 MT
09 Janeiro 2017 Publicado em Sec Administração Escrito por

Menor colégio eleitoral do país, Araguainha (MT) tem mais eleitores que moradores.

O menor município de Mato Grosso, Araguainha, a 471 km de Cuiabá, tem 1.001 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano e é considerado o menor colégio eleitoral do Brasil. Conforme dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), o eleitorado da cidade representa 0,04% do total de eleitores do estado.

Segundo o TRE, em Mato Grosso, estão cadastrados 2.317.102 eleitores para as votações deste ano em 141 municípios. As eleições estão marcadas para o dia 15 de novembro.

O maior colégio eleitoral está em Cuiabá que possui 378.097 eleitores, seguido por Várzea Grande com 160.409.

Já Araguainha representa o menor número. Em 2016, quando os eleitores escolheram prefeito e vereador, o município tinha 954 eleitores. O último prefeito de Araguainha foi eleito com apenas 523 votos (58,96% dos votos válidos).

O último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2010, apontava que o município tinha 1.096 habitantes. Mas depois, ele encolheu, segundo estimativa divulgada pelo IBGE no ano passado.

Justificativa
Segundo o TSE, as diferenças ocorrem por causa da distinção entre domicílio eleitoral e domicílio civil. Enquanto o chamado domicílio civil é mais restrito e refere-se à residência na qual se anseia permanência definitiva, o domicílio eleitoral é aplicado de forma mais flexível, abrangendo a localidade na qual o eleitor comprova residência acrescida de envolvimentos afetivos, familiares e sociais.

O cidadão pode morar em uma cidade e votar em outra, sem que isso se configure fraude. Consequentemente, nos municípios com maior atividade econômica ou produtiva, é normal que haja um incremento no quantitativo de eleitores, de forma a superar a população residente.

.Fonte:Agência de Notícias G1 MT

Última modificação em Quinta, 04 Fevereiro 2021 19:42